O Barroco na Itália
A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna. A arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Dentre as obras que melhor expressam preocupação da Igreja de revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo final, que Michelangelo pintou na capela Sistina entre os anos de 1536 e 1541.
Origens e características gerais
A Arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Alguns princípios gerais podem ser indicados como características dessa concepção artística: as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência; predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista
A Pintura
A disposição dos elementos dos quadros, sempre forma uma composição diagonal, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que significa a expressão de sentimentos. A pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também a do povo simples.
tintoretto
A produção artística de Tintoretto (1515-1549) foi muito grande. Pintou temas:religiosos "Reencontro do Corpo de São Marcos", mitológicos "Vênus e Vulcano" e retratos "Jacopo Soranzo". Os corpos das figuras são mais expressivos do que seus rostos e a luz e a cor têm grande intensidade
Caravaggio
Caravaggio (1573-1610) não se interessou pela beleza clássica, ao contrário, procurava seus modelos entre os vendedores, os músicos ambulantes, os ciganos, enfim, entre as pessoas do povo. O que melhor caracteriza a pintura de caravaggio é o modo revolucionário como ele usa a luz. Fundador do estilo luminista, que pode ser observado em a Ceia em Emaús, Conversão de São Paulo e Deposição de Cristo.
Andrea Pozzo
A pintura barroca desenvolveu-se também nos tetos de igrejas e palácios. Essa pintura, de efeito decorativo, realizou audaciosas composições de perspectiva. Assim foi o trabalho de Andrea Pozzo (1642-1709) realizou para o " teto da igreja de Santo Inácio", em Roma. Essa obra impressiona pelo número de figuras e pela ilusão criada pela perspectiva
a pintura, arquitetura e escultura
Na Itália, a pintura, escultura e arquitetura barrocas evoluíram a partir do maneirismo. Esta evolução foi conseqüência do Concílio de Trento em 1563, que reclamava uma arte capaz de instruir e suscitar a piedade por meio da austeridade.
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Vinicíus, parabéns seu trabalho ficou perfeito, fico feliz pelo seu desempenho , continue assim executando suas tarefas com eficaz. Bjos.
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